(macaco bong at PRS 2010)
Como que isso acontece?
Hoje uns vem fazendo o seu trabalho de forma organizada em coletivos, outros não, sozinhos, ou com gravadoras, ou enfim,. Eu apreendi na formula da estruturação coletiva, trabalhando de forma casada, criando redes e investindo nos pilares que mantem a estrutura, para conseguir produzir cada vez mais. Essa dinamica, tem muito mais trabalho fora do palco do que encima dele.
Antes de tudo ja era musico, ja tocava faz tempo, mas num sabia onde e nem como eu ia fazer aquilo que eu achava que era ser musico. tocar, gravar,compor e... e mais o q o musico faz? O que mais eu tenho que fazer para isso realmente acontecer ( tocar, gravar, compor) ?
Bom hoje em dia eu tenho um pouco mais de conhecimento e sei que o tocar, compor, gravar são as partes onde vc tem que fazer de forma muito boa. mesmo. Ser foda é obrigação sua. num é mérito nenhum. Isso, para mim é o primeira coisa que o cara tem que ter na cabeça dele quando ele monta um trabalho musical. Cara, é provado cientificamente que se vc ficar 10 Mil horas (um pouco mais de um ano) praticando uma coisa, vc fica muito bom naquilo. Então, demoro.
O outro lado, o da estruturação vc tem que ter a conciencia de que vai trabalhar bastante, 48 horas por dia, e ainda será pouco, pois temos muito para fazer nesse outro lado.
Eu passei e passo muito mais tempo trabalhando questões de estruturação do que tocando. Não que eu não priorizo o meu lado "tocador" ( a palavra musico seria incoerente), mas é porque conseguimos forma uma trabalho musical, onde, a musica vem por osmose. (Trabalhamos muito para isso, no começo ensaiavamos 3 periodos por dia.) Hoje em dia Ensaiamos poucas vezes depois que um trabalho ja esta pronto. Para deixar um trabalho "circulável", passada as 10 Mil horas, fica muito mais facil.
Para viabilizarmos as nossas tournes, nossos shows, moradia em outras cidades, tudo; foi através do trabalho do coletivo. Hoje em dia, como conseguimos nos estruturas com essas experiencias, caminhamos mais livres com relação a isso. Temos muito mais autonomia. Se eu ja fui em uma cidade, posso voltar lá novamente; e para isso não precisa mais fazer toda aquela ponte que foi feita anteriormente, fazemos a ligação direta com o sujeito.
Sempre investimos para isso acontecer. Sempre. E vamos investir sempre. Isso é outra coisa que tenho muito claro comigo.
Quem sou eu em Joinville ? Santa cartarina ? Porto Alegre ? Cuiabá? São Paulo? Recife? Maceio? Aracaju? manaus? Porto Velho? Juina? Juazeiro do norte? Souza? Cubatão? Berlin? Barcelona? Montreal? New York?
Num primeiro momento vc num vai ser ninguem em lugar nenhum, ate criar a demanda para ser alguem no lugar. Apartir da 3ª, 4ª vezes que vc vai a um lugar, vc começa se tornar alguem.
Pow, ja foi 3,4 vezes né ?!
Se o trabalho for bem feito, vai. Se não; não vai nem a segunda.
Porque? Culpa do produtor, do festival, da casa?
Para mim não. Culpa da banda.
Vc consegue mostrar para o produtor local que vc teve um feed back legal na cidade dele? que vc depois daquele show teve 30,40 ou 10,20 pessoas que add vc nos seus "profiles" ? Que rolou um diario de bordo da banda no local em ocasião falando do espaço, do show, das pessoas envolvidas, fazendo promoção, trabalhando de roadies, tecnicos de som, fazendo transmissão de radios, ... sei lá, tentando..
Quem faz isso? quem ja fez isso?
Eu sempre fiz. Sempre faço. ate hoje, e vou continuar fazendo.
O trabalho coletivo me preparou para fazer o que fazemos aqui ou qualquer lugar do mundo. Percebi isso na pele. Senti isso. Vivi isso, opa, tempo errado. Vivo, faço,percebo.
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