quinta-feira, 9 de setembro de 2010

O gargalo da circulação

(ilustração)

Eae ?!

Aqui vai mais um texto, que era um email e depois que a Luiza Bittencourt ( Ponte Plural -RJ) falou comigo no Gtalk as 02:00 da manhã " man, posta o seu email no blog que ficou massa", bom, ai está.

Para quem não sabe a lista é a lista de bandas do FDE ( @foradoeixo). Para participar não precisa fazer parte de coletivos e afins; A ideia é ate colocar cada vez mais bandas que não estão na lista para conhecerem o trabalho. Quem estiver afim de participar da lista e das discussões ( que estão muito boas por sinal) basta mandar um email para : bandas@foradoeixo.org.br

Boa leitura ;)


Que massa galera.



O debate ta bem legal por aqui. Vou dar a minha contribuição para o
assunto.

Venho desde 2005 circulando com o MB. Desde o nosso 1º show fora, nós
não paramos mais.
Acredito que por alguns fatores determinantes:

- Disponibilidade - Não adianta ter outras prioridades concorrendo com
banda. uma hora ou outra a agua vai bater na bunda..

- Investimento - Isso sempre rola e vai rolar. Pagar as passagens,
transporte é inevitável. As empresas de transporte hoje não nos
enxerga como "produto" a ser investido. Ainda é muito complicado e
visualização deles perante a criação de cartões de fidelidades Mil. A
circulação via terrestre com o carro, para mim acaba sendo viável em
algumas condições. Facilitanto o "Booking" de shows e a capitalização
para isso. E falando em circular, o mercha é o que garante muito, e
faz com que o role muitas vezes saia empatado, pago. Feliz.!

- Formas Diferenciadas de Capitalização - O se tornar profissional da
musica possibilita uma area de atuação muito extensa. Voce se
capacitar em outras areas tambem contribui para um circulação maior do
seu trabalho, possibilitanto um contra partida interessante para quem
o "contrata". Com isso apreendi muito. Trabalhei com grandes nomes da
musica, e me capacitei de forma gigantesca.

- Auxilio da Rede - Todas as nossas tour foram organizadas em parceria
entre a banda e a rede de coletivos do FDE. Sem eles seria muito mais
dificil conseguir cincronizar as datas com as distancias, casas,
rotas, bandas locais, local para o evento, estrutura, transporte,
alimentação, hospedagem.... enfim tudo. Ate em shows que não estão
organizando os membros da rede nos ajuda e muito ( equipe tecnica,
estrutura tecnica, hospedagem quando necessario)..enfim. Nos sentimos
tão bem, que parece ser facil muito facil para nos hoje organizar
isso.rsrsrsrs

- Trabalho de bases Locais - Alem do trabalho junto ao coletivo, o
atendimento ao publico rende muito. Trocar ideia, pegar emails; sair e
trocar ideia, manter contato.. tudo isso sempre nos rendeu parcerias
de trabalhos futuros, parceiros para a rede. Fora que ve tem mapeado o
seu tamanho em varias cidades, mantendo esse publico informado,
fazendo trabalho de promoções específicas... enfim.

- Circuito de Festivais - Acho que sem eles, a nossa expansão seria
bem menor. Imagina, tocamos no Primavera Sounds 2010 (Espanha), puta
festival foda, animal, estrutura fudida.! E meu, melhor ainda
tocaremos no Calango 2010(Brasil). Foda, mega estrutura, mega
atendimento ( melhor que o do primavera, eu garanto), e as condições
são as mesmas. Aqui, bem melhores. Acho que os festivais brasileiros
são fundamentais para o fortalecimento de TODAS as bandas. Os
Festivais internacionais são para mostra pra voce, que nos temos menos
dinheiro, e que, como nós somos tão bem preparados. E é o mesmo role.
Nego só reclama para tocar aqui. mas lá fora fazem o investimento sem
pensar, se aquilo realmente vale algumas vezes.

Esse acho que foram os principais fatores para conseguirmos, Hoje, ter
retorno com circulação.

Acho eu que se não tivessemos em 1º lugar, a estrutura do Coletivo
Espaço Cubo, o Cubo Card; ainda estariamos lá atras, ou talvez nem
estariamos..rsrs.

O trabalho do coletivo, com a disponibilização de estrutura, equipe,
práticas diarias, laboratórios de criação e espaço para exposição,
investimento coletivo... Bom, todo mundo sabe o quanto isso segnifica
para uma banda.

Outro ponto crucial foi a disponibilidade. Nunca tive outro emprego na
minha vida, quanto eu comecei a tocar eu tinha 15 anos e disse que era
isso que eu queria fazer. Quando apareceu a 1ª oportunidade para
montar algo que me possibilitasse viver daquilo (musica) eu abrassei.
Tinha 18 anos, e estava na faculdade de musica.

Lógico de sai da faculdade por não conseguir levar os 2. A banda
depois do Noise de 2005 não parou mais. Tocamos 12 festivais em 2006.
Em 2007 voltamos a praticamente todas as cidades que fomos em 2005 e
2006, fazendo casa de shows e outros festivais. No final desse ano
gravamos o disco e no ano seguinte foi paulada.! Fizemos muitos
shows..mesmo. Dos 12 meses no ano, passei acho que somente 2,3 em
cuiabá ( isso juntando todos os dias). Foi intenço. Varias tours (umas
3/4 naquele ano). Depois do disco lançado vinheram os premios e
indicações. Varias tbm.

Conseguencia?

2009 mais circulação intença.

Me lembro que nesse ano foi o ano que capitalizamos bem a banda,
conseguindo incluir dentro da cartela, shows que pagavam bem, davam
todas as estruturas de logistica e enfim. Alem de conseguir fazer mais
festivais, alguns investindo para ir outros não.

Com isso a banda foi ganhando experiencia. Fomos para Festivais na
gringa ( Argentina, Canada e Espanha), onde isso rendeu tours nesses
paises e expansão de publico; Começamos a ocupar espaços em festivais
nacionais que até então não davam espaços para bandas independentes-
instrumentais.

Isso tudo depende muito de nós. A criação de um novo costume demora.
Nego ainda não tem o costume de sair de casa para ir ver show na
segunda. terça. quarta feira. ( salve em alguns lugares). Os
produtores estão dispostos a investir em abrir a casa numa segunda
para levar preju?
É o mesmo que uma banda pensa quando é chamada para tocar em um lugar
onde ela tem que "pagar para ir."

Acho que para viabilizar o role tem que existir o trabalho em
parceria. A logica de bilheteria para mim sempre mostrou muito a
realidade da banda. Sempre me baseio por ela em alguns casos para se
montar uma proposta de show. shows em tours são bem viaveis com
acordos de bilheteria. Ai, a % fica a cargo de cada realidade. Nós
podemos trabalhar com uma, 80% - 20%. outros não.

Enfim. Exercitar a negociação é outra coisa muito boa. rsrs

Ps: Debates maravilhosos.!

Ynaiã benthroldo

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